Observatório Social do Brasil – São Paulo
Atuando desde Março de 2016 como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social do Brasil em São Paulo prima pelo trabalho técnico fazendo uso de uma metodologia específica para realizar:
- Atividade de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos;
- Ações de educação fiscal e controle social, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de o cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos arrecadados através do pagamento de tributos;
- Incremento da transparência do poder público, através de avaliação da transparência municipal e fomento à utilização das informações pelo Observatório Social e pela sociedade;
- Acompanhamento da execução financeira do município – Projeto Cuidando do meu bairro: por meio do georreferenciamento das despesas extraídas diariamente do portal da Secretaria de Finanças do município, a plataforma possibilita a visualização dos gastos no mapa da cidade, de acordo com seu estágio atual (planejada, empenhada ou liquidada);
- Monitoramento da Câmara de Vereadores de São Paulo – Acompanhamento dos gastos de gabinete de cada vereador, bem como sua produção legislativa, participação em comissões e ações de fiscalização dos gastos da Prefeitura;
- Apoio a Conselhos de Políticas Públicas – Por meio de estudos das diversas políticas, suas fontes de financiamento e a forma de distribuição na população;
- Inserção da Micro e Pequena Empresa nos Processos Licitatórios, contribuindo para a geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando a qualidade e preço nas compras públicas.
Com o objetivo de dar transparência a nossos mantenedores, parceiros e sociedade em geral, elaboramos e divulgamos um Relatório de Prestação de Contas, a cada 4 meses discriminando as atividades realizadas, os resultados alcançados e a aplicação dos recursos doados à entidade.
Para participar como voluntário do Observatório Social do Brasil – São Paulo é necessário:
– Não ser filiado a nenhum partido político;
– Dispor de algum tempo livre para realizar a atividade;
– Participar de reunião de apresentação do Observatório;
– Submeter-se à capacitação para participação na atividade escolhida.
De onde viemos
No dia 03 de março de 2016, foi criado o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), com o apoio técnico e metodológico da Rede Observatório Social do Brasil (OSB), a qual somos filiados, atuando em sincronia com mais de 130 municípios. Mantemos mais de 50 entidades representativas conectadas às nossas atividades.
O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública local.
Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, ou seja, seus tributos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos, aposentados e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
Observatório Social do Brasil (OSB)
Em meados do ano de 2008 foi criada uma organização de âmbito nacional, chamada Observatório Social do Brasil – OSB, para estimular os cidadãos de outros municípios e dar suporte na criação de seus próprios observatórios sociais.
A partir da experiência de Maringá, o OSB criou um modelo de apoio à sociedade organizada de cada município para implantar e manter o seu próprio OS, por meio de parcerias nacionais, estaduais e municipais. Na Rede OSB tudo é padronizado e disponibilizado pelo OSB, desde orientações, procedimentos e documentos, até logomarcas, contas de e-mail e site para o novo OS.
O Observatório Social é uma rede de associações, presente em mais de 120 municípios (dados de dez/2017) em 19 Estados do Brasil, que são voltadas à melhoria da gestão pública municipal, ao controle social, à cidadania fiscal e à transparência da informação pública.
Saiba mais em: http://osbrasil.org.br/