Institucional

Observatório Social do Brasil – São Paulo

Atuando desde Março  de 2016  como  pessoa  jurídica, em  forma de associação, o Observatório Social do Brasil  em  São Paulo  prima  pelo  trabalho técnico fazendo uso de uma metodologia específica para realizar:

  • Atividade de monitoramento das  compras públicas em nível municipal, desde a publicação  do edital de licitação até o acompanhamento  da entrega do produto ou serviço,  de  modo  a  agir  preventivamente  no  controle  social dos  gastos  públicos;
  • Ações de educação fiscal e controle social, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de o cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos arrecadados através do  pagamento  de  tributos;
  • Incremento da transparência do poder público, através de avaliação da transparência municipal e fomento à utilização  das  informações pelo Observatório  Social  e  pela  sociedade;
  • Acompanhamento da execução financeira do município – Projeto Cuidando do meu bairro: por meio do georreferenciamento das despesas extraídas diariamente do portal da Secretaria de Finanças do município, a plataforma possibilita a visualização dos gastos no mapa da cidade, de acordo com seu estágio atual (planejada, empenhada ou liquidada);
  • Monitoramento da Câmara de Vereadores de São Paulo – Acompanhamento dos gastos de gabinete de cada vereador, bem como sua produção legislativa, participação em comissões e ações de fiscalização dos gastos  da  Prefeitura;
  • Apoio a Conselhos de Políticas Públicas  – Por  meio  de estudos das diversas políticas, suas fontes de financiamento  e  a  forma  de  distribuição  na  população;
  • Inserção da Micro e Pequena  Empresa  nos  Processos  Licitatórios, contribuindo  para  a  geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando  a  concorrência  e melhorando a qualidade  e  preço  nas  compras  públicas.

Com o objetivo de dar transparência a nossos mantenedores, parceiros e sociedade em geral,  elaboramos e divulgamos um  Relatório de Prestação de Contas, a cada 4 meses discriminando as  atividades  realizadas, os resultados alcançados e a aplicação  dos  recursos  doados  à  entidade.

Para participar como voluntário do Observatório Social do Brasil – São Paulo é necessário:

– Não ser filiado a nenhum partido político;

– Dispor de algum tempo livre para realizar a atividade;

– Participar de reunião de apresentação do Observatório;

– Submeter-se à capacitação para participação na atividade escolhida.

De onde viemos

No dia 03 de março de 2016, foi criado o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), com o apoio técnico e metodológico da Rede Observatório Social do Brasil (OSB), a qual somos filiados, atuando em sincronia com mais de 130 municípios. Mantemos mais de 50 entidades representativas conectadas às nossas atividades.

O Observatório Social (OS) é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública local.

Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, ou seja, seus tributos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos, aposentados e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Observatório Social do Brasil (OSB)

Em meados do ano de 2008 foi criada uma organização de âmbito nacional, chamada Observatório Social do Brasil – OSB, para estimular os cidadãos de outros municípios e dar suporte na criação de seus próprios observatórios sociais.

A partir da experiência de Maringá, o OSB criou um modelo de apoio à sociedade organizada de cada município para implantar e manter o seu próprio OS, por meio de parcerias nacionais, estaduais e municipais. Na Rede OSB tudo é padronizado e disponibilizado pelo OSB, desde orientações, procedimentos e documentos, até logomarcas, contas de e-mail e site para o novo OS.

O Observatório Social é uma rede de associações, presente em mais de 120 municípios (dados de dez/2017) em 19 Estados do Brasil, que são voltadas à melhoria da gestão pública municipal, ao controle social, à cidadania fiscal e à transparência da informação pública.

Saiba mais em: http://osbrasil.org.br/