Em um ano, vereadores da capital apresentam 60 propostas de novas datas comemorativas

// Dia Municipal da Menina e Dia Municipal da Família Pet estão entre as ideias apresentadas em 2020

// Projetos são considerados de baixo impacto pela metodologia de monitoramento da Câmara de SP

// Calendário oficial paulistano já conta com mais de 300 datas aprovadas pelos vereadores

www.osb saopaulo.org.br em um ano vereadores da capital apresentam 60 propostas de novas datas comemorativas foto divulg camara
Foto: Divulgação – Afonso Braga| REDE CÂMARA

Segundo levantamento do Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), dos 767 projetos de lei (PL) apresentados pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) em 2020, 60 têm o objetivo de incluir datas comemorativas no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo , estabelecido pela lei nº 14.485/2007. Esta categoria de PL (datas comemorativas e homenagens diversas) é considerada de baixo impacto pela metodologia utilizada pelos voluntários do Monitoramento do Legislativo.

A presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo Tosi, aponta que a maioria dos projetos apresentados, porém, não guarda relação com os objetivos da lei. “Em seu artigo 3º, é determinado que os eventos incluídos anualmente nela devem seguir cinco objetivos: incremento do turismo, conservação e desenvolvimento das tradições folclóricas brasileiras, recreação popular, desenvolvimento das atividades econômicas, da indústria e do comércio e estímulo à exportação de produtos nacionais”, explica.

No total, o calendário oficial paulistano já possui mais de 300 datas aprovadas pela CMSP. Dentre as apresentadas em 2020, está a do PL nº 371/2020, de coautoria das vereadoras Soninha Francine (Cidadania) e Adriana Ramalho (PSDB), que cria o Dia Municipal da Menina. De acordo com a justificativa do projeto, a ideia é estabelecer um “dia de reflexão e luta em prol de todas as meninas, reforçando o combate à discriminação do gênero e fortalecendo a luta pela garantia de direitos das mesmas.” Outro exemplo é o PL nº 312/2020, protocolado pelo vereador Rinaldi Digilio (PSL), que estabelece o Dia Municipal da Família Pet. Segundo o vereador, no documento, “temos várias datas comemorativas, mas não temos uma data a essas pessoas que ajudam e são ajudadas por esses seres vivos, que só querem receber carinho e atenção.”

Dos 60 projetos para alterar o Calendário de Eventos da cidade, 12 são religiosos ou ligados à alguma religião, como o PL nº 382/2020, de autoria do vereador Souza Santos (Republicanos), responsável por instituir o encontro cristão denominado Congresso Fogo de Avivamento para o Brasil, e o PL nº 101/2020, do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que cria o Dia do Padroeiro do Budismo no Brasil, em homenagem a Tomojiro Ibaragui.

Quer saber mais?  

Acesse aqui a Lei nº 14.485/2007, para as datas que já foram inseridas no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo;

Clique aqui para ver a relação de projetos de lei de 2020 com o objetivo de inserir novas datas no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo;

-Continue acompanhando nosso trabalho! Em breve colocaremos em nosso site todos os projetos apresentados por cada um dos vereadores em 2020, bem como a análise das principais temáticas propostas no período.

*Por: Redação OSB-SP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!