OSB-SP e Escola do Parlamento realizarão webinar “Observando a Câmara e os vereadores”

Durante o evento, a ONG apartidária OSB-SP apresentará os relatórios parciais de avaliação da Câmara Municipal como um todo e de seus parlamentares

No próximo dia 23 de setembro (quarta-feira), 14h30, o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) apresentará a segunda etapa da avaliação da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e de seus parlamentares em webinar organizado e realizado em conjunto com a Escola do Parlamento. Na primeira etapa da avaliação, foi analisada a primeira metade do atual mandato – 2017 a 2020 -. Agora, o alvo da pesquisa é o trabalho do legislativo no ano de 2019.

“Neste ano, além de avaliarmos todos os projetos de lei dos parlamentares, levantamos também as emendas ao Orçamento e os gastos de gabinete, o que ajudará a municiar a população de dados importantes em ano eleitoral”, destacou a presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo Tosi.

A metodologia “Indicadores de desempenho para parlamentos: o desafio de aferir práticas políticas”, utilizada pelo OSB-SP, tem o objetivo de indicar se o Legislativo cumpre sua função observando quatro eixos: se é promovedor (P), quando exerce seu papel de legislar; cooperador (C), quando aprova temas de interesse da Prefeitura favoráveis a cidade; fiscalizador (F), quando fiscaliza o Poder Executivo; e transparente (T), quando permite que a população tenha atuação e proximidade com o parlamento.

De acordo com o levantamento inicial, os melhores índices do parlamento paulistano, que vão de 0 a 10, ficaram na função fiscalizadora, com média 7,2 em 2017 e 7,3 em 2018. Nos dois anos iniciais, porém, os números indicaram que a função mais problemática é a promovedora, com médias de 2,5 em 2017 e 3,5 em 2018. Em 2019, a média da função fiscalizadora caiu para 6,3, já a função promovedora aumentou a média para 3,75. Todos os outros índices serão apresentados durante o evento.

Sobre o OSB-SP

O Observatório Social do Brasil – São Paulo é uma organização apartidária da sociedade civil que monitora a aplicação dos recursos públicos, além de capacitar os munícipes para a realização do controle social e utilização de ferramentas de fiscalização do poder público.

Serviço:

Webinar “Observando a Câmara e os vereadores”
Data: 23/09/2020
Hora: 14h30
Plataforma: página da Escola do Parlamento no Facebook
Realização: Câmara Municipal de São Paulo, Escola do Parlamento e Observatório Social do Brasil – São Paulo
Mais informações e inscrições: http://bit.ly/relatoriocamarasp

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!