Cuidando do Meu Bairro recebe menção honrosa no Prêmio Luiz Fernando de Computação

No dia 4 de dezembro de 2020, o projeto Cuidando do Meu Bairro (Cuidando), mantido pelo Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) em parceria com o grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab-USP), conquistou uma menção honrosa no Prêmio Luiz Fernando de Computação, promovido pelo XXVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia’20). 

O Cuidando é uma plataforma desenvolvida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) que permite a qualquer paulistano monitorar os gastos públicos do município em tempo real e de forma georreferenciada, facilitando a investigação dos dados referentes a máquinas públicas como escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estejam próximas do munícipe..

A professora Gisele Craveiro, coordenadora do Colab-USP, enfatizou a felicidade em ser finalista e receber a menção honrosa no Prêmio Luiz Fernando. “O Cuidando do Meu Bairro já obteve vários reconhecimentos importantes de comunidades de prática, mas esse vem da área da computação. Um prêmio muito relevante sobre impacto social das ferramentas computacionais. Foi uma competição difícil, pois houve recorde de inscritos e projetos muito bons. O prêmio traz visibilidade ao projeto, tanto aos logros que obtivemos ao longo dos últimos oito anos de parceria com o OSB-SP, como aos desafios que ainda temos nesse caminho de transparência do orçamento público”, disse. 

O evento foi realizado virtualmente devido à pandemia de COVID-19 e foi coordenado pelo professor Carlos de Salles Soares Neto, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Prêmio Luiz Fernando de Computação busca agraciar professores e estudantes envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que proporcionem impacto social e promovam melhorias para a sociedade. 

Clique aqui para acessar o artigo de apresentação do projeto Cuidando do Meu Bairro.

*Por: Redação OSB-SP, com informações da EACH-USP / Edição de vídeo: Bárbara Alcalde

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!