Como funciona o Bilhete Único

O Bilhete Único é um cartão eletrônico que armazena créditos monetários e temporais para o pagamento de tarifas no transporte coletivo público da Cidade de São Paulo. Conhecido e amplamente utilizado pela população paulistana, ele facilita a mobilidade urbana e reduz os custos com deslocamento.

Como Surgiu o Bilhete Único?

A ideia original foi apresentada por Eduardo Suplicy durante sua campanha à prefeitura em 1992. Embora não tenha sido eleito, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em 1995, mas vetado pelo então prefeito Paulo Maluf. O Bilhete Único só foi implementado em 2004, no mandato de Marta Suplicy.

Evolução e Funcionalidades

Inicialmente, o bilhete permitia viagens ilimitadas dentro de um período de duas horas após o primeiro pagamento. Com o tempo, novas funções foram incorporadas.

Hoje, o Bilhete Único permite:

  • Integração entre modais: até 3 transferências entre ônibus, metrô e trem no período de 3 horas por R$ 8,90.

  • Planos mensais: como o Mensal Integrado de R$ 392,08, que permite até 10 viagens por dia durante 31 dias.

  • Gratuidade aos domingos: em todos os ônibus municipais, da 0h às 23h59.

Tipos de Bilhete Único

Conheça as diferentes modalidades:

Bilhete Único Personalizado

Disponível a partir dos 6 anos. Aceita recargas do tipo Comum, Temporal e Vale-Transporte. Válido para ônibus da SPTrans e trens do Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro.

 Bilhete de Estudante

Para estudantes com matrícula ativa em instituições reconhecidas pelo MEC. Oferece meia tarifa ou gratuidade nos transportes e meia entrada em eventos culturais.

Bilhete do Professor

Concede meia tarifa nos trens (Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro). Não válido nos ônibus da SPTrans.

Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência

Garante gratuidade em ônibus e trens para pessoas com deficiência.

Bilhete Gestante e Mãe Paulistana

Destinado a gestantes a partir do 5º mês que fazem pré-natal na rede pública. Permite embarque e desembarque pela porta dianteira, com pagamento da tarifa normal.

Bilhete Único Especial da Pessoa Obesa

Para quem tem IMC ≥ 39,9, mediante laudo médico. Também garante embarque pela porta dianteira, com pagamento da tarifa vigente.

Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa

Gratuito para idosos com 65 anos ou mais, válido em ônibus e trens.

Bilhete Corporativo

Para entidades com programas sociais. Os cartões são personalizados com os dados da instituição e distribuídos aos beneficiários mediante análise.

Desde 2004, o Bilhete Único revolucionou o transporte público em São Paulo, proporcionando mais conveniência, economia e acesso à população. Hoje, milhões de pessoas utilizam esse sistema todos os dias para se locomover pela cidade.

Fontes consultadas:

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Os comentários estão desativados.