Institucional

Quem Somos

Fundado em março de 2016, o Observatório Social do Brasil em São Paulo (OSB-SP) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada à promoção da transparência, educação fiscal e cidadania ativa. Utilizamos uma metodologia rigorosa para realizar:

O que Fazemos

Monitoramento de Compras Públicas: Acompanhamos cada etapa das licitações municipais, desde o edital até a entrega dos produtos ou serviços, para assegurar o uso responsável dos recursos públicos.

Educação e Controle Fiscal: Oferecemos programas educativos para conscientizar a população sobre a importância dos tributos e a necessidade de monitorar a aplicação dos recursos arrecadados.

Transparência Governamental: Avaliamos e promovemos a transparência das instituições públicas, incentivando o acesso e uso da informação tanto pelo Observatório como pela sociedade.

Georreferenciamento de Despesas: No projeto “Cuidando do Meu Bairro”, você pode ver em um mapa interativo como e onde os recursos públicos estão sendo gastos.

Fiscalização Legislativa: Monitoramos as atividades e gastos dos vereadores, bem como a produção legislativa e comissões de trabalho.

Apoio a Conselhos de Políticas Públicas: Realizamos estudos e análises para auxiliar na implementação e avaliação de políticas públicas.

Fortalecimento de Micro e Pequenas Empresas: Facilitamos a participação dessas empresas em licitações, promovendo emprego, concorrência justa e eficiência nas compras públicas.

Transparência e Responsabilidade

A cada quatro meses, publicamos um relatório detalhado de nossas atividades, resultados e uso dos recursos doados, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade social.

Como Participar

Para ser um voluntário do OSB-SP, você deve:

  1. Não ser filiado a partidos políticos.
  2. Ter disponibilidade para se dedicar às atividades.
  3. Participar de nossa reunião de apresentação.
  4. Passar por um treinamento específico para a atividade escolhida.

 

Nossa História

O OSB-SP foi criado com o suporte da Rede Observatório Social do Brasil, à qual somos afiliados. Atuamos em colaboração com mais de 130 municípios e mantemos uma rede de mais de 50 entidades parceiras.

Missão e Valores

Somos um espaço democrático e apartidário para o exercício da cidadania. Buscamos reunir um amplo espectro da sociedade civil para contribuir na melhoria da gestão pública local.

Rede Observatório Social do Brasil

Fundada em 2008, a rede OSB oferece suporte para a criação de Observatórios Sociais em todo o Brasil, disponibilizando um conjunto de orientações, procedimentos e documentos padronizados.

Saiba Mais

Rolar para cima