OSB-SP participa do III Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Evento contou com a interação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais e universidades

Abertura do III Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Durante os dias 4 e 5 de dezembro, o Centro da capital paulista recebeu o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto, no Centro Cultural Banco do Brasil, e teve oficinas, mesas de debate e apresentações de diversos trabalhos com destaque para os temas transparência e democracia. O evento contou com a interação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais, universidades, além da participação do Observatório Social do Brasil – São Paulo, representado pela coordenadora de projetos Natália Lima e pela Bárbara Alcalde, da administração.

“O governo aberto ainda é um tema muito novo para grande parte dos governos e da sociedade civil. Eventos como este são cada vez mais necessários para construir pontes entre Estado e população e para que juntos consigamos desenvolver políticas mais abertas através da participação social com mais transparência. Foi uma troca de experiências e conhecimentos muito rica, que precisa ser fortalecida e levada a mais pessoas”, afirmou Natália.

Dentre os principais objetivos do encontro, estiveram debater os avanços e os desafios da promoção da transparência e do acesso à informação, da participação, da prestação de contas e do uso da tecnologia e inovação e integrar organizações da sociedade civil, órgãos públicos, pesquisadores, universidades e movimentos sociais que atuam com temas de abertura de dados e informações do governo.

O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto é uma realização de Imaflora, Artigo 19, Nic.br/Ceweb, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Fórum de Gestão Compartilhada, Controladoria Geral do Município de São Paulo e São Paulo Aberta.

*Por: Redação OSB-SP / Foto: Bárbara Alcalde