OSB-SP é uma das 10 ONGS selecionadas para o Criadores de Atos

Primeiro encontro entre voluntários e ONGs, onde André Takara e Bárbara Alcalde, do OSB-SP, apresentaram o projeto Cuidando do Meu Bairro (Foto: Divulgação)

No dia 7 de setembro, quatro voluntários do programa Criadores de Atos, realizado pela Atados, escolheram o projeto Cuidando do Meu Bairro, do Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), para desenvolver um projeto de disseminação do controle social em um bairro da cidade usando o software desenvolvido pelo Colab da USP. Durante o encontro inicial, que ocorreu na sede da Atados em Pinheiros, Zona Oeste da capital, as ONGs selecionadas para o programa apresentaram seus projetos para que os voluntários pudessem escolher em qual deles gostariam de trabalhar.

O executivo aposentado da área financeira Antônio Barros, 60, é um dos voluntários que escolheu o projeto do OSB-SP. “Dentre as ideias apresentadas, a do Observatório me chamou mais a atenção, pois acredito que somente através do engajamento do cidadão junto ao poder público teremos a chance de melhorar os serviços prestados à população. Eu tenho como objetivo contribuir para que o cidadão possa se engajar cuidando do seu ‘redor’, contribuindo com o próximo e consigo mesmo”, afirmou Barros.

O bairro paulistano escolhido pelos voluntários para aplicação do projeto foi a Aclimação, na Zona Sul, e entidades como associações de moradores serão acionadas para auxiliarem com dados e necessidades da região. A ideia, segundo a vice-presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo Tosi, é que a experiência com o Criadores de Atos permita levantar quais os empecilhos encontrados na utilização da plataforma do Cuidando do Meu Bairro pelo cidadão, além de trazer propostas de melhorias na ferramenta. Com isso, será possível aumentar a área de atuação do projeto Cuidando do Meu Bairro e delinear novas e objetivas linhas de trabalho para os próximos bairros escolhidos.

O voluntário do OSB-SP André Takara foi selecionado para ser o coordenador do projeto Cuidando do Meu Bairro dentro do Programa Criadores de Atos.

O que é o Criadores de Atos?

É um programa em que grupos de voluntários jovens são empoderados para desenvolver um projeto social, do começo ao fim, dentro de uma ONG, com a orientação da Atados em conjunto com a instituição escolhida para o trabalho.

*Por: Redação OSB-SP