OSB-SP e Colab-USP renovam convênio de cooperação por mais dois anos

Vice-presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo Tosi,  coordenadora do Colab-USP, Gisele Craveiro, e professora e pesquisadora da Fecap, Elionor Farah Weffort (Foto: Letticia Rey/OSB-SP)

No dia 29 de novembro, o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) e o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Colab-USP) renovaram o convênio de cooperação por mais dois anos, agora com a participação do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). As assinaturas aconteceram no Campus Liberdade da Fecap, com a participação da vice-presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo Tosi, da coordenadora do Colab-USP, Gisele Craveiro, e da professora e pesquisadora Elionor Farah Weffort.

A parceria entre as duas instituições resultou, em 2019, na inclusão do Cuidando do Meu Bairro para o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) certificadas pela Fundação Banco do Brasil (FBB). O projeto apresenta, por meio de uma plataforma digital, os gastos públicos de forma acessível a qualquer cidadão que queira acompanhar o destino de seus impostos. Caso o usuário encontre alguma falha ou dúvida, o software oferece um meio de comunicação direto com a instituição responsável pelo recurso.

Entre as novidades com o novo convênio, estão o desenvolvimento de um glossário para a plataforma Cuidando do Meu Bairro e a previsão para a criação de novos projetos de ensino, pesquisa e serviços à comunidade. “É uma satisfação formalizar uma parceria que aumenta bastante o escopo da nossa atuação conjunta. Ela vai abranger novas atividades para além do Cuidando, como ações de governo aberto e a ferramenta Monitorando a Cidade”, afirmou a coordenadora do Colab-USP, Gisele Craveiro.

Para a vice-presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo, um dos destaques do protocolo de intenções é a participação da Fecap, principal mantenedora da organização. “A renovação da parceria do Observatório com o Colab é fundamental para o prosseguimento das ações de pesquisa e extensão universitária, empreendidas desde 2017. Importante destacar que a Fecap juntou-se à parceria, o que permite o inicio imediato de atividades com a equipe de mestrado desta instituição”, concluiu.

*Por: Redação OSB-SP