Cuidando do Meu Bairro

O programa Cuidando do Meu Bairro é um projeto educativo que tem por objetivo facilitar a compreensão sobre o funcionamento do orçamento público municipal de São Paulo fazendo uso da plataforma interativa, que leva o nome do projeto, como ferramenta de comunicação de forma simples e intuitiva. 

A plataforma foi desenvolvida pelo Co:Laboratório de Desenvolvimento e Participação da USP Leste – CO:LAB USP, coordenado pela Prof. Dra. Gisele Craveiro. Devido a parceria com o OSB SP a plataforma, que foi desenvolvida para facilitar a compreensão do orçamento anual da cidade pela população, ganha força, uma vez que, ao permitir que seu uso possa ser gerenciado pela nossa organização, possibilita não  somente a divulgação  do trabalho desenvolvido pela academia, mas também  a conexão da Universidade com a sociedade de forma prática. Esse trabalho acontece por meio de oficinas educativas que utiliza a plataforma em escolas, associações  de bairro e grupos interessados  auxiliando na aproximação  da sociedade civil com o orçamento anual da cidade, o que, consequentemente, promove o crescimento do controle social. 

Atualmente as oficinas são mediadas por estudantes bolsistas do CO:LAB USP e pela equipe de coordenação do OSB-SP que apresentam, inicialmente, conteúdo teórico sobre os conceitos de políticas públicas, Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública e em seguida, promovem atividade prática com o público, durante a qual os participantes exploram no mapa da cidade a localização dos gastos públicos espalhados pelos bairros de cada região. Ao localizar um gasto que o participante deseja acompanhar e entender melhor, seja a construção de uma creche ou a reforma de uma praça, o participante pode fazer perguntas direcionadas ao órgão  público responsável, que ficam registradas e abertas para consultas e debates dentro da plataforma, funcionando assim como uma ferramenta de conexão de moradores e pressão popular para que o serviço em questão não deixe de ser devidamente pago e entregue para usufruto da população local. 

Dessa forma qualquer cidadão e cidadã pode cuidar de seu bairro, sem sair de casa de maneira simples e sem exposição de seus dados pessoais, já que as perguntas que são direcionadas aos órgãos ficam registradas no nome do Observatório e não no nome do usuário. 

Aqueles e aquelas que desejarem voluntariar-se ao projeto necessitam passar por formações  específicas  sobre orçamento público, licitações e Transparência, oferecidas gratuitamente pela nossa equipe, para que se tornem colaboradores(as) durante as oficinas, e auxiliem diretamente nas mentorias e articulação de grupos interessados, além  de contribuir com o desenvolvimento de novas  atividades interativas que utilizem a plataforma como meio de despertar o interesse dos cidadãos e cidadãs a se aproximar da  fiscalização e controle social dos recursos públicos. 

Mais informações, envie email para saopaulo.coord@osbrasil.org.br.

Rolar para cima